Exposição Gesoni Pawlick – In Memoriam + Desfile e Leilão.

Exposição, desfile e um leilão de itens raros amenizam as saudades deixadas por Gesoni Pawlick

O Museu Histórico de Santa Catarina, com sede no Palácio Cruz e Sousa, recebe de 01 a 20 de novembro, a exposição Gesoni Pawlick in memoriam, uma homenagem ao estilista catarinense eternizado como o mago das tesouras. A mostra reúne fotografias de família e das noivas vestidas por Gesoni, os prêmios que recebeu, além de móveis e objetos do seu ateliê e casa. Em paralelo a exposição, no dia 19, ocorrerá um desfile com trajes das suas últimas coleções e, no dia 20, em parceria com a Magarte Leilões, um leilão de peças com a personalidade, cores, detalhes, requinte e luxo de Gesoni.

A exposição promete uma verdadeira viagem a vida do estilista, colocando visitantes em contato, por exemplo, com os recortes de jornal e revistas que contaram os feitos de sua carreira, registros da época do teatro, itens pessoais usados no ateliê, lembranças raras de sua infância, fantasias de carnaval, trajes desenhados por ele para os tradicionais festejos do divino, além dos memoráveis vestidos do estilista. Será exibido, ainda, um vídeo sobre a sua carreira.

O leilão, por sua vez, contém as peças de uma incrível coleção adquirida por Gesoni e que a família disponibilizará aos fãs, admiradores e ao público em geral. Destaque para um par de blackamoors italianos esculpidos em madeira e de tamanho natural encontrados por Gesoni em Manaus. Suas viagens sempre rendiam lindas peças, como as finas porcelanas francesas de Limoges e um par de magníficas cornucópias vermelhas da ilha de Murano.

Serão oferecidos, ainda, móveis de estilo clássico, que vão desde maravilhosas chaise longues estofadas com finos tecidos e sedas a mesas de apresentação, poltronas, um aparador barroco, joias e 20 quadros de artistas plásticos conhecidos, como Willy Zumblick, Taurant Delav, Bibiana Calderon e Digo Terstschitsch.
As peças de Gesoni novamente nas passarelas
Clientes e amigos do mago da tesoura podem esperar também uma surpresa reservada para 19 de novembro. Neste dia, será realizado um grande desfile com 40 vestidos de Gesoni, também no Museu Histórico de Santa Catarina, sede Palácio Cruz e Sousa, e com apoio da Associação Amigos Cleia Beduschi. Na ocasião, serão exibidas peças das suas oito últimas coleções, seis delas inéditas para o público de Florianópolis, e o valor dos ingressos será revertido para a revitalização da casa de apoio do CEPON.

Gesoni Pawlick nasceu em Anitápolis, interior de Santa Catarina, e fez carreira no teatro no início da vida, como mostram algumas das fotos selecionadas para a exposição. Depois, a tesoura e a agulha se tornaram sua grande paixão.

A descoberta e o gosto pela profissão vieram de surpresa. Tudo começou depois que ele se aventurou em desenhar vestidos para a própria mulher, Marley Pawlick. Não deu outra. Depois disso, ele não largou a atividade que mais amava e trabalhou por mais de 30 anos como estilista.

Sinônimo da alta costura catarinense, famoso em Santa Catarina, Curitiba e no eixo Rio-São Paulo, Gesoni deixou saudades a todos em 2017, depois de enfrentar um câncer. Ele estará para sempre na memória dos amigos, familiares e clientes que tratava com zelo e carinho a fim de traduzir sonhos em peças lindas e luxuosas.


Exposição Gesoni Pawlick – in memoriam.
Museu Histórico de Santa Catarina, com sede no Palácio Cruz e Sousa, Praça XV de Novembro – Centro – Florianópolis (SC).
de 1 a 20 de novembro.
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Quanto: R$ 5,00.


Desfile das últimas coleções de Gesoni Pawlick.
Museu Histórico de Santa Catarina, com sede no Palácio Cruz e Sousa, Praça XV de Novembro – Centro – Florianópolis (SC).
19 de novembro.
Horário: a partir das 20h.
Quanto: R$ 150,00

Leilão Coleção Gesoni Pawlick
Museu Histórico de Santa Catarina, com sede no Palácio Cruz e Sousa, Praça XV de Novembro – Centro – Florianópolis (SC).
20 de novembro,
Horário: a partir das 19h.

Compartilhe:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Anúncio

Colunistas