Construir uma rede de contatos e de apoio profissional é um trabalho de longo prazo que, muitas vezes, as mulheres não conseguem desenvolver por conta das exigências da vida familiar, a chamada terceira jornada. “As mulheres são muito mais atarefadas, elas são responsáveis por grande parte da economia do cuidado, com os filhos, família, idosos e doentes, e isso acaba contribuindo para que elas tenham menos tempo para se dedicar ao networking”, segundo Roberta Almeida fundadora do VN Clube Vinhos & Negócios, organização de apoio a empreendedoras.
Segundo pesquisa baseada nos dados do LinkedIn, nos Estados Unidos, as mulheres têm 28% menos probabilidade de ter uma rede forte de contatos do que os homens, os desafios do networking para as mulheres estão muito ligados à construção social de uma sociedade extremamente machista, apesar dos novos tempos ,onde a mulher está conquistando dia a dia seu espaço .
Quando você faz parte de uma rede forte, existe a probabilidade de mais conexões, novas oportunidades e bons negócios.
Nas contratações também comprovado que mais de 70% dos profissionais são contratados em empresas onde eles já têm uma conexão. E pessoas que aplicam a uma vaga e são indicadas por um funcionário atual da empresa têm nove vezes mais chance de serem contratadas.
Sabemos que fazer parte de uma rede de relacionamentos traz bons negócios.
O networking com outras mulheres é importante justamente para que umas possam dar visibilidade às outras.
E o maior incentivo encontramos na coragem na voz da outra.
Encontros são mensais sempre com pautas interessantes , momentos de descontração, aprendizado e negócios, em Florianópolis, já estão acontecendo franquias .
Fabi Hintz Consultora Imagem e Estilo fará palestra no jantar dia 14 setembro
Retome seus contatos:
São dicas aparentemente simples, mas eficazes quando o assunto é construção de relacionamentos duradouros.
Atenção nos contatos com amigos da escola e faculdade, busque se conectar em redes sociais, em especial o LinkedIn, com pessoas que falam de assuntos que você tem interesse.
Se possível crie uma agenda para acompanhamento de seus contatos, pode ser em uma planilha simples. Faça contato periodicamente com suas novas conexões.
Em que fase você está na sua carreira e na sua vida pessoal?
A partir daí poderá escolher o grupo do seu interesse para se conectar,levando em consideração os assuntos em comum .
Crie uma lista das suas conexões que gostaria de fazer e onde elas estão, veja quais grupos conversam sobre isso.
As possibilidades são inúmeras , então o primeiro movimento é se conectar a elas.
Dica preciosa : Não importa uma agenda de celular repleta de telefones, e sim ter um celular que quando você liga, alguém te atende.
Roberta Almeida atuante empresária, possui a Miss Festas, sua empresa de eventos, paralelo à Miss Festas, que tem uma década de atuação, ela criou há mais de dois anos o e-commerce Objetos de Coração, especializada em produtos para casa no formato, ou com estampa de coração.
No meio da crise durante a pandemia, Roberta deu uma guinada, ao iniciar sua loja virtual, exclusiva no Brasil, com 50 peças estocadas em casa, ela recebeu no mês de novembro/ 2020 um container da China com 23 mil peças para o seu estoque . Com o sucesso a empresária viu necessidade de expandir e foi para São Paulo.
Seus projetos foram sucesso ,que a ousadia rendeu o prêmio Top de Marketing e Vendas da ADVB SC na categoria Varejo.
Crédito Sabrine Fernandez