Diagnóstico precoce do câncer de próstata pode aumentar a chance de recuperação em até 90%

 O câncer de próstata é um dos mais comum entre os brasileiros, principalmente acima dos 50 anos, porém, é uma doença que costuma não apresentar sintomas no estágio inicial. De acordo com o chefe do setor de urologia da Unidade UNACON do Hospital Marieta, o médico Gilberto Laurino Almeida, não há como prevenir o câncer de próstata, por isso o exame anual é tão importante. “Quando falamos em prevenção, estamos nos referindo ao diagnóstico precoce, pois dessa forma, a chance de recuperação é maior, em mais de 90% dos casos”.

            O doutor explica que existem alguns fatores que podem contribuir para o surgimento do câncer como a idade, histórico familiar (principalmente de 1º e 2º graus), a etnia (homens negros têm um grau de incidência maior de desenvolver tumores mais agressivos) e pessoas com obesidade.

            Para o tratamento ser eficaz, depende principalmente do estágio da doença e as condições do paciente. “Podemos fazer o monitoramento quando o câncer é pouco agressivo e está em estágio inicial ou optar por cirurgia ou radioterapia para tumores mais agressivos. Pode-se ainda optar pela hormonioterapia ou quimioterapia quando estágios mais avançados. Todo o tratamento é personalizado e discutido com o paciente, para escolher a melhor opção, já que cada pessoa é diferente e precisa ter esse olhar individualizado”, detalha o doutor Gilberto.

            A missão, principalmente durante o Novembro Azul, é estimular que os homens façam seus exames periódicos, deixando de lado o medo e o preconceito. O médico urologista afirma que isso se dá já que não existe uma cultura de saúde masculina reforçada em nosso país, diferentemente com o que ocorre com as mulheres, que já na adolescência vão ao ginecologista. Ele comenta que já começa a perceber uma mudança com as gerações mais jovens que estão mais atentas aos cuidados preventivos relacionados à saúde.

Novembro Azul

O mês é um período chave para dar mais atenção à saúde do homem, um movimento idealizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e apoiado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que visa conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata.

O principal objetivo é motivar os homens a fazerem os exames preventivos com o urologista, para que caso a doença surja, seja tratada já no estágio inicial, com mais chance de cura. A orientação médica é que homens a partir dos 50 anos comecem a fazer o exame. E a partir de 45 anos, caso esteja entre os fatores de maior risco de desenvolver a doença. “É muito importante ter uma data onde as ações são intensificadas e os homens são orientados com mais efetividade a cuidar de sua saúde, mas é importante lembrar de manter o cuidado com a saúde o ano todo”, finaliza o urologista do Hospital Marieta.

Compartilhe:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Anúncio

Colunistas