Confira receitas nacionais e internacionais para fazer durante a Copa do Mundo

Com a Copa do Mundo se aproximando, já podemos ver esse cenário: os brasileiros, que adoram reunir a família e amigos para assistir os jogos do Brasil, não deixam de preparar a comida, entre petiscos e lanches.

E para ajudar na programação das comidas para acompanhar durante os jogos, o Vitor Skif Brito, professor e coordenador do CST em Gastronomia do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), separou receitas nacionais e internacionais clássicas, de acordo com a região de cada time que disputará o mundial. Confira!

Dadinho de Tapioca – BRASIL

Ingredientes

500 ml de leite integral

250 g de tapioca granulada (não é a fina)

250 g de queijo coalho ralado fino

7 g de sal

Sal e pimenta do reino a gosto

Óleo de soja 400 ml

Melado de cana 100 g

Molho de pimenta ou pimenta fresca picada a gosto

Modo de preparo: coloque o leite em uma panela e leve ao fogo. Em uma tigela misture a tapioca granulada, o queijo de coalho ralado, a pimenta do reino e o sal. Quando o leite quase levantar fervura, junte a mistura de tapioca e queijo. Mexa bem até que a tapioca esteja incorporada e cozinhe por 2 minutos. Despeje a massa para uma assadeira retangular untada com óleo. Espalhe bem e cubra com filme plástico. Deixe esfriar na geladeira ou freezer até que esteja firme. Retire da assadeira e com uma faca afiada corte em cubos. Frite em imersão no óleo a 180ºC, até ficarem bem dourados e crocantes. Sirva com o melado misturado com a pimenta.

Pão de queijo – BRASIL

Ingredientes

250 g queijo meia cura ralado

80 g queijo parmesão ralado

50 g de óleo de soja

200 g de leite integral

250 g de polvilho azedo

85 g de polvilho doce

6 g de sal

1 ovo

Modo de preparo: ferva o leite com o óleo e o sal. Enquanto isso em uma tigela, misture os polvilhos e adicione o líquido fervente. Misture bem com uma colher até amornar para começar a misturar com as mãos. Amasse bem até esfriar e formar uma massa. Adicione o ovo batido e misture até incorporar, junte os queijos ralados e misture bem até homogeneizar. Faça bolinhas de 30 g e coloque em uma assadeira untada com óleo. Asse em forno pré-aquecido a 190ºC por aproximadamente 20 minutos ou até dourar.

Guacamole – MÉXICO

2 unidades de abacate maduro

1 cebola roxa cortada em cubinhos

2 tomates maduro e firmes, sem sementes e cortados em cubinhos

1/3 de maço de coentro cortado em cubinhos

1 pimenta jalapeño ou dedo de moça cortada em cubinhos

Suco de 2 limões

Sal a gosto

Modo de preparo: retire a polpa do abacate e amasse com um garfo, misture o restante dos ingredientes e reserve refrigerado. Caso queira deixar mais firme, mantenha em uma peneira para sorar. Sirva com nachos.

Bolinhos de bacalhau – PORTUGAL

Ingredientes

500 g de bacalhau (levar dessalgado, cozido e bem desfiado)

400 g de batata asterix, cozida (purê)

1/2 cebola pequena em cubinhos

1 gema batida

2 colheres (sopa) de azeite

6 colheres de salsinha, bem picada

Sal a gosto

Farinha de trigo (aprox. 50 g)

Óleo se soja para fritar 500 ml

Modo de preparo: leve uma panela ao fogo e refogue a cebola no azeite. Refrigere. Misture a cebola no bacalhau frio (verifique as espinhas, retire todas), a gema e o purê de batata frio e misture até que se forme uma massa, de maneira que os pedaços de bacalhau não fiquem muito grandes. Acrescente salsinha e verifique o sal. Acrescente um pouco de farinha (se precisar) para dar liga. Aqueça óleo, molde bolinhos de forma cilíndrica com a mão (40 g) e vá colocando-os para fritar (pouca quantidade), deixando dourar de todos os lados. Escorrer em um escorredor de metal.

Papas bravas – ESPANHA

Ingredientes

1 kg de batatas monalisa

2 colheres de sopa de salsinha

1 colher de chá de páprica picante

1 colher de chá sementes de erva-doce

Sal a gosto

500 ml de óleo de soja para fritar

Ingredientes – molho bravo

3 colheres de sopa de azeite

1/2 cebola em cubinhos

4 dentes de alho bem picados

4 pimentas dedo de moça sem sementes e picadas

6 tomates médios, bem maduros, cortados em cubinhos

1 colher de sopa de vinagre de vinho branco

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto (moída na hora)

Modo de preparo batata: cozinhe as batatas, já cortadas no formato desejado (pode ser em meia lua e com a casca), em água com sal. O ponto é al dente. Após cozidas frite em óleo quente por imersão até dourar. Escorrer. Misturar a páprica, a erva-doce, o sal e a salsinha (picar bem na faca todos os ingredientes). Temperar a batata com essa mistura. Se desejar, moa pimenta do reino na hora.

Modo de preparo molho bravo: coloque o azeite em uma panela e deixe aquecer. Refogue a cebola e o alho. Adicione a pimenta, cuidado com o vapor e picância. Mexa bem e refogue por 2 minutos. Adicione os tomates picados e o vinagre. Tempere com o sal e a pimenta do reino. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais uns 10 minutos para obter um molho encorpado. Sirva as batatas com o molho.

Königsberger Klöpse (Almôndegas alemã) – ALEMANHA

Ingredientes

1 pão francês de véspera

300 g de carne de porco moída (paleta ou lombo)

300 g de carne bovina moída (patinho)

1 ovo

60 g de filé de anchovas picado

1 cebola cortada em cubinhos

Sal e pimenta do reino fresca a gosto

1 litro de caldo de carne

50 g de manteiga

50 g de farinha de trigo

3 colheres (sopa) de raiz forte branca

80 g de alcaparras (dessalgadas)

200 ml de creme de leite fresco

2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano

Modo de preparo: cortar o pão em cubinhos e desmanchar em uma tigela grande com um pouco de água morna. Acrescentar as carnes moídas e misturar bem. Em seguida adicionar o ovo, os filés de anchova (desmanchar), a cebola e temperar com o sal e a pimenta. Misturar bem e formar com as mãos úmidas pequenas almôndegas. Ferver as almôndegas no caldo de carne por 10 minutos em fogo baixo. Reservar as almôndegas e peneirar o caldo. Refogar a manteiga com a farinha por alguns minutos (roux), acrescentar o caldo peneirado e bater energicamente com o fouet (batedor de arame). Quando o molho estiver cozinhando acrescentar a raiz forte, a alcaparra e o creme de leite. Colocar todas as almôndegas no molho e deixar ferver por alguns minutos. Verificar o sabor e finalizar com sal, pimenta do reino e o suco de limão.

Spanakopita – GRÉCIA

Ingredientes

1 maço de espinafre

1/2 maço de cebolinha

1/2 maço de hortelã (folhas)

1/2 g de queijo feta

1 ovo

1 pacote de Massa Filo (300 g)

1 gema para pincelar

50 g de manteiga sem sal, derretida

Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Modo de preparo: Escaldar rapidamente as folhas do espinafre e colocar em banho de gelo. Espremer para retirar a água. Picar grosseiramente e temperar com sal, pimenta e noz moscada. Colocar em uma tigela e juntar a cebolinha e hortelã bem picadas, o queijo feta e o ovo. Abrir a massa e cortar em retângulos de aproximadamente 8,0 x 30,0. Dispor um pouco de manteiga pincelada e colocar o recheio. Dobrar em formato de triângulos. Levar em uma assadeira. Bater a gema com uma colher de água e pincelar na Spanakopita. Assar em forno pré-aquecido 180ºC por aproximadamente 20 minutos ou até dourar.

Homus – SÍRIA E LÍBANO

Ingredientes

200 g de grão de bico (descascado e cozido)*

50 g de tahine

1 dente de alho, picado

100 ml de água da cocção do grão de bico (aprox.)

30 ml de suco de limão siciliano

30 ml de azeite de oliva extra virgem

Sal e pimenta do reino

Modo de preparo:

*Para descascar o grão de bico, deixe de remolho em água até ultrapassar 4 dedos de altura, por aproximadamente 8 horas na geladeira. Escorra e esfregue em um pano para soltar a casca. Depois dessa etapa, cozinhe em água até amaciar. Escorra e reserve tampado na geladeira.

Coloque todos os ingredientes, exceto o azeite, no processador. Bata para formar uma pasta lisa. Adicione água da cocção do grão de bico para dar consistência de pasta, caso necessário. Coloque um pouco do azeite. Coloque a pasta em uma travessa e regue com azeite. Sirva com pão árabe.

Guioza de carne – CHINA

Ingredientes

300 g de patinho moído

2 colheres de sopa de óleo de gergelim torrado

1 cebola cortada em cubinhos

2 dentes de alho triturados

10 g de gengibre ralado

6 folhas de acelga cortadas em cubinhos

1 cenoura pequena ralada

1 pimenta dedo de moça o outra da sua preferência, bem picada

4 colheres de shoyu

Cebolinha picada a gosto

Sal a gosto

Massa para guioza 20 unidades

Óleo de soja para fritar

Modo de preparo: inicie com o recheio: misture todos os ingredientes crus e deixe descansar por 30 minutos em uma peneira e aperte bem para retirar o excesso de umidade. Recheie as massas e feche no formato de guioza. Frite em óleo a 180ºC.

###

Sobre o Ceunsp – Com 60 anos de tradição e dois campi – Itu e Salto –, o Ceunsp é reconhecido por seu ensino de qualidade, com ótimos indicadores comprovados pelo MEC, Enade e Guia da Faculdade e considerado um dos maiores complexos educacionais da região. Oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.ceunsp.edu.br

Creditos – Freepik

Compartilhe:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Anúncio

Colunistas