Artista plástica, Corina Flôres, irá participar do Salão de Artes em Liechtenstein, na Europa.

A artista plástica Corina Flôres irá participar do 8° Salão de Arte em Liechtenstein que será aberto no dia 17/6.

Liechtenstein é um principado que fica entre a Áustria e a Suíça, Corina foi selecionada por dois curadores:
Bruno Portela, de São Paulo e Petra Büchel, de Liechtenstein.

Cinquenta artistas foram selecionados através da análise de portfólio artístico. O evento contará ainda, com a participação especial de dois renomados artistas brasileiros, reconhecidos mundialmente: Eduardo Kobra e Crãnio.

Está é a pintura que será exposta no Salão de Arte. Haverá uma premiação para os 3 primeiros lugares.
Título: “ UM SÓ CORAÇÃO “

Técnica: acrílica s/tela
Dimensões: 45 x 75cm
O tema da exposição é Futebol Arte.

Corina Flôres tem contato com a arte desde criança. Sempre foi atraída pelo belo e pela estética. O início de sua inspiração foram as porcelanas decoradas de sua mãe. Encantava-se com as louças, desenhava e pintava as flores nelas retratadas. Hoje, estas lhe pertencem como herança. Durante a adolescência e juventude fez cursos de desenho e pintura por correspondência, de forma informal.

Em 1990 fez seu primeiro curso presencial de desenho artístico, considerando essa data como início de sua profissionalização na área da arte. Realizando exposições individuais e coletivas desde esta data até hoje.

De 1997 à 2002, graduou-se em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e, a partir daí, intensificou sua pesquisa em desenho e pintura com acrílica e técnica mista sobre tela.

Entre 2016 à 2019 fez pós-graduação e especialização na área de arte e terapia, aprimorando seu estado intuitivo e criativo. Também intensificou as aulas em seu ateliê, promovendo exposições de alunos. Ainda realizou assessoria em um livro, nos fundamentos poéticos da linguagem e mentoria na realização das pinturas, que resultaram na ilustração do livro e seu lançamento, juntamente com a exposição das telas.

De 2020 à 2023 realizou cursos de aperfeiçoamento em História da Arte e Processo artístico com o artista Sérgio Fingermann (SP) e outros em São Paulo e Curitiba.

Recentemente adquiriu um ateliê com amplo espaço próximo à natureza e jardim, na praia onde nasceu, em SC, onde encontram-se suas raízes. Sua pesquisa artística envolve a poética do olhar, observando sua própria história envolta na lembrança das finas porcelanas floridas e a leveza da esfera feminina. Sua história perpassa pela história de seus antepassados pescadores e em meio a vida praiana de sua localidade natal, com os encantos da natureza local: dos jardins e praias ao morro em vegetação nativa da mata atlântica, presença marcante na memória afetiva: da janela do ateliê, é a vista privilegiada carregada de memórias e inspiração.

Em seus trabalhos surgem referências de elementos da História da Arte, especificamente das obras de Ingres, Botticelli, Juan Gris, Kandinsky, W. Turner e outros contemporâneos como, Pauline Jan, Sérgio Helle, Piluka Gala, Lucas Arruda. O jardim do Ateliê, paisagem litorânea e costumes locais, são subsídios para suas reflexões intimistas. As pinturas contam com abstrações e figura/forma, encontrando-se no ambiente contemporâneo. Sua linguagem artística compreende a colagem, transferência, monotipia e outras técnicas, unidas à pintura em acrílica sobre tela e papel.

Seu trabalho de ateliê estende-se também á restaurações, aulas particulares e mentoria artística. Realiza, também, pedidos especiais, procurando concretizar o desejo do outro materializando sua ideia.

Além da pintura, tem um novo projeto onde pretende trabalhar o tridimensional em objetos. Material de descarte como vidro, porcelana, sobras de madeira de lei e madeira dos barcos de pesca artesanal descartadas na praia, são recursos usados nas monotipias e nos objetos e esculturas que ainda são protótipos, em pesquisa. A união da pintura com a escultura parece ser uma necessidade que está se materializando.

Mora em Itajai, onde possui um ateliê, é natural de Penha, Armação.

https://www.corinaflores.art/

Compartilhe:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Anúncio

Colunistas