Balneário Camboriú recebe evento da ONU dedicado à família

Encontro que inicia nesta quarta-feira deve receber mais de 80 delegações de todo o mundo

Começa nesta quarta-feira (14), em Balneário Camboriú, e vai até o dia 16 de junho, a Cúpula Mundial da Família 2023. O evento é realizado pela Organização Mundial da Família, pelo Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa – UNITAR, em parceria com a Divisão para o Desenvolvimento Sustentável Inclusivo, o Escritório de Financiamento para o Desenvolvimento Sustentável e a Seção de ONGs, vinculados às Nações Unidas.

A abertura oficial da Cúpula será às 14h no Sibara Flat & Convenções, mas já desde a manhã desta quarta-feira as delegações e convidados começam a ser recepcionados e serão iniciados os trabalhos da Cúpula.

“Este evento é muito importante e significativo e é uma grande oportunidade para a visibilidade internacional da nossa cidade e para mostrar mais uma vez nossa capacidade de receber bem os visitantes de todo o mundo com uma estrutura realmente preparada”, destaca o prefeito Fabrício Oliveira.

O desejo de sediar este evento internacional surgiu quando, em junho de 2022, o prefeito Fabrício participou da Cúpula Mundial da Família em Genebra, na Suíça. Na oportunidade, ele apresentou o case do município no enfrentamento à pandemia de Covid-19 e da Casa da Família, que é um espaço dedicado à promoção de interações familiares, onde nele são sediados projetos para difundir os cuidados necessários para um lar saudável, levando em consideração as singularidades que as compõem.

“É um espaço público inovador que integra projetos, programas e serviços em atenção às famílias ao consolidar uma política pública de atenção social e valorização da vida. O alinhamento das ações de governo com a Agenda 2030 apresentadas em Genebra foi determinante para a escolha de Balneário Camboriú como sede da Cúpula Mundial da Família 2023”, conclui o prefeito.

Com o tema “Investir em Famílias”, a Cúpula tem entre seus objetivos tornar a década de 2020-2030 um período de ações efetivas e garantir a plena implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em nível local, onde os municípios, através de suas lideranças serão os protagonistas para a aceleração da Agenda 2030. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

Segundo a presidente da WFO, Deise Kusztra, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável criou o consenso de que a dignidade do indivíduo é fundamental. “Os objetivos e metas da Agenda devem ser alcançados por todas as nações e pessoas e por todos os segmentos da sociedade. Desta forma, precisamos formar os gestores municipais para liderarem este desafio, e Santa Catarina é o lugar ideal para este encontro”, explica.

Legado

Durante o evento, o UNITAR, a Organização Mundial da Família e o Instituto Development Partners assinarão um protocolo de intenções objetivando a implementação da Universidade Prefeitos no Brasil, através de um curso híbrido (presencial e online), em língua portuguesa, duração de nove meses e certificação internacional emitida pelo UNITAR, buscando a formação continuada dos gestores públicos com o objetivo de acelerar o atingimento das metas. A intenção dos organismos internacionais é iniciar a Universidade de Prefeitos pelo Estado de Santa Catarina e ampliar, posteriormente e de forma gradativa, para os demais estados brasileiros.

“O legado do evento será sentido por muito tempo. Além da apresentação da Universidade, o encontro dará origem a uma Declaração que será assinada por todas as delegações presentes com o objetivo de ajudar as nações a agirem em favor da Agenda 2030”, ressalta Deise.

Fotos: Arquivo PMBC

Compartilhe:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Anúncio

Colunistas