Sua Alteza Sheika Moza bint Nasser é simbolo de referência no mundo das reformas sociais e educacionais no Qatar e em todo o mundo, atuando ha muitos anos através das suas iniciativas inovadoras na educação e no desenvolvimento da juventude. Ela atua como Presidente da Fundação Qatar para a Educação, Ciência e Desenvolvimento Comunitário (QF), uma organização privada sem fins lucrativos fundada em 1995. Seu principal projeto, Education City, é um centro de excelência acadêmica, abrigando campus filiais de renomadas universidades internacionais e instituições.
A QF também está envolvida em numerosos projetos de pesquisa científica e de desenvolvimento económico e social. Sheika Moza serviu como vice-presidente do Conselho Supremo de Saúde, 2009–14, e como vice-presidente do Conselho Supremo de Educação, 2006–12, onde ajudou a instituir reformas de cima para baixo nas escolas públicas e no sistema de saúde do Qatar. Ela preside o Sidra Medicine, um hospital de treinamento e pesquisa que se tornará uma instituição líder em atendimento especializado para mulheres e crianças, e a Msheireb Properties, a principal empresa imobiliária sustentável do Catar. É uma subsidiária da Qatar Foundation e proprietária e desenvolvedora de um dos bairros urbanos mais inteligentes e sustentáveis do mundo, Msheireb Downtown Doha.
Sheika Moza trabalha com as Nações Unidas para apoiar a educação global e outras áreas-chave de desenvolvimento para crianças e jovens marginalizados. Desde 2003, desempenha o papel de Enviada Especial da UNESCO para o Ensino Básico e Superior, lançando vários projetos, incluindo o Fundo Internacional para o Ensino Superior no Iraque, e em 2016 foi nomeada defensora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em resposta às crescentes necessidades globais, Sheika Moza desenvolveu duas iniciativas com o objetivo de promover o desenvolvimento e a estabilidade. Em 2012, ela lançou a Educação Acima de Tudo (EAA) para oferecer educação de qualidade às crianças mais carentes, com o objetivo de alcançar e gerar um movimento global com foco particular nas áreas afetadas pela pobreza, conflitos e desastres. Em 2018, o programa Educate A Child da EAA atingiu a sua meta inicial de garantir a educação de 10 milhões de crianças marginalizadas e continua a esforçar-se para educar os mais necessitados em todo o mundo.
Em 2008, Sheika Moza fundou a Silatech para enfrentar o desafio do desemprego juvenil no Médio Oriente, no Norte de África e noutros locais do mundo. A Silatech visa ajudar os jovens nos ambientes e circunstâncias mais desafiadores a assumir o controle de suas vidas e de seu futuro, e a liderar mudanças em sua região. Através da capacitação económica e social, a Silatech cria oportunidades de emprego significativas e programas de desenvolvimento empresarial, formação profissional e microfinanciamento, entre muitas outras Iniciativas Entre os muitos reconhecimentos conferidos a Sheika Moza, figura a Medalha Carnegie de Filantropia e o Prêmio George Bush de Excelência no Serviço Público. Em 2009, ela foi admitida na Académie des Beaux Arts de l’Institut de France. Em 2007, Sheika Moza foi agraciada com o prestigiado
Prêmio Chatham House por sua contribuição para a melhoria das relações internacionais. Sheikha Moza possui mestrado em Políticas Públicas no Islã pela Faculdade de Estudos Islâmicos da Universidade Hamad bin Khalifa, no Catar, e se formou na Universidade do Catar com bacharelado em sociologia.
Creditos – Divulgação