As histórias por trás do design
(Origens do arquiteto Guilherme Garcia)
materiais e técnicas para atender a função, por exemplo. No entanto, o design atende
muito mais do que a função, carrega a dimensão simbólica, comunica valores, exercita
linguagens, pesquisa novos materiais e cria identidade. O design conta histórias!
implica manufatura industrial. A manualidade está presente na execução de peças que
são vistas como obras de arte e o artesanal tem sido anunciado pelas pesquisas de
tendências como o novo luxo. Design, arte e artesanato têm suas fronteiras diluídas na
contemporaneidade.
propostas pelos profissionais para resolver problemas, observe os detalhes, dos
objetos, a mobília e os adornos. Tudo ali foi cuidadosamente planejado para ocupar o
lugar certo. E tudo conta uma história. Nesta seleção, muitas histórias em soluções desenvolvidas pelos arquitetos para os ambientes, nos móveis e objetos que carregam a assinatura de seus criadores, e nos produtos manufaturados de diversas formas.A seus pés
e até hoje dentro da minha casa costumo sentar no tapete para ver TV, brincar com a
minha cachorra, jogar, por isso sempre escolho tapetes que são aconchegantes”, diz.
largura para abraçar o estar e escolheu duas alturas de tecido para dar volume e
conferir conforto. Destaque para peças que unem tecnologia, funcionalidade e beleza:
luminária Balance sobre o sofá da Ouse Iluminação, com delicada forma tubular côncava, com apenas 2,5 cm de diâmetro, funciona com contrapeso; poltrona Ramona, de André Grippi, ex-
bailarino que descobriu sua paixão pelo desenho de mobiliário; e banco BO, de Zanini
de Zanine fornecido pela Figo Casa, com assento em madeira maciça e pés em ferro.
arquitetos Aline Martins e Michael Zanghelini a projetarem o ambiente Bleu Espaço de
Leitura. Mergulhar no tema “Corpo & Morada“, para a dupla, significou uma verdadeira
imersão na paleta de cores, com referências que remetem às texturas e às formas
orgânicas da natureza. As variações de azuis também foram utilizadas no tapete
desenvolvido pelos profissionais especialmente para o espaço. Trata-se de um
patchwork com texturas diferentes, com aproximadamente 45m2, que envolve o estar
e o canto de leitura.
MSN. O projeto personifica esse símbolo de movimento e integração. É como se
aquele bonequinho viesse pessoalmente nos chamar para uma conversa acolhedora”,
diz a arquiteta Anna Maya, que faz um pré-lançando da peça nesta edição de
CASACOR/SC . O desenho chama atenção pelo ângulo do assento. “Mesmo ao
contrário, consegui desenvolver uma estrutura interna que oferece conforto e
aconchego”. Sentamos na peça para testar e a poltrona é super confortável!Colo de mãe
A Cama Nane tem o aconchego do colo de mãe. Essa foi a intenção da arquiteta
Andressa Venturini quando desenhou a cama especialmente para a Suíte Pele, a peça foi executada pela Bell Arte.
de almofadões confortáveis para deitar e sentar, feita em linho e apoio de cabeceira
em pena de ganso.
No mesmo ambiente, destacamos a Torre London, lançamento 2023 de Jader Almeida, um bar que apresenta a investigação do designer em relação à forma e função dos objetos de apoio e organização. London se mostra tradicional com as esteiras que compõem o fechamento ou abertura das peças, e contemporânea na combinação de materiais. Ao lado, sentada no banco, a boneca da coleção As Gurias, da arquiteta de formação e artista Inês Schertel e fornecida pela Autoria Design, que faz obras manuais com lã de ovelha, na técnica de feltragem.
Brasilidade
visual Roberto Burle Marx foram as grandes referências para a composição do Estar
Origens, projeto do Studio Guilherme Garcia. “O projeto segue o conceito do concreto
curvilíneo, o mix de texturas e a homenagem ao design nacional”, afirma. Todo o
ambiente apresenta soluções de desenho que organizam o espaço inserindo o
mobiliário no contexto das colunas estruturais do edifício. Assim é com a mesa curvilínea de oito metros de comprimento em pau ferro inspirada nos jardins de Burle Max, e com a estante na mesma madeira cuja referência é o Hotel Nacional, no Rio de Janeiro.
atenção nas cadeiras Siri na cor azul bic do designer Giácomo Tomazzi, com pés em
metal que remetem às patas do crustáceo; no projeto luminotécnico assinado
pelo lighting designer Waldir Junior, que criou o gráfico do hall de entrada; e na mesa
Morfa em bronze que apresenta o design experimental e handcraft de Lucas Recchi, do
Studio Cas, que emprega técnicas artísticas em suas criações.
Clássicos do design que adoramos presentes no loft Coragem Bell Arte, ambiente da
arquiteta Eduarda Werner: banco Mocho, de Sérgio Rodrigues, e a cadeira Girafa, de
Lina Bo Bardi. Outros destaques: sofá Piazza, por Zanocchi e Starke para Bell Arte
inspirado nas praças italianas, versátil, com muitas possibilidades de modulação; cama
Posh e as peças da Coleção Trangran, por Arthur Casas para a Quorum Home Design,
marca premium da Bell Arte; e o tapete nas cores do ambiente desenhado pela
arquiteta.A arte de receber
Para o generoso estar, um sofá protagonista na arte de receber. Aqui, foi preciso dois
sofás Fragmento, do designer catarinense Maurício Bomfim, para oferecer o conforto
que o espaço Essenza, do Progetta Studio, desejava. Seu desenho curvo, orgânico, sem
início e fim, se torna fluido no espaço e um convite a sentar. A peça, fornecida pela Contti Home Design, vem acompanhada de pufe.Fases da vida
“A mesa Fases traduz a nossa transmutação como ser na vida, o pé se transforma
representando as nossas fases, se tornando mais robusto, experiente, e a madeira
carrega a energia da natureza”, explica Bruna Sposito sobre a peça desenvolvida para o
living Que Seja Casa em parceria com a Contti Home Design, que irá comercializar o móvel no showroom.
Com 300×110 cm, de um lado os pés da mesa são estreitos em madeira maciça ebanizada, e do outro, a madeira laminada ebanizada oca recebe concreto interno para sustentar o tampo de mármore italiano com acabamento escovado.
As escalas do design
exemplos de design em escalas diferentes. “Estamos diante de uma arquitetura de
grande porte, com uma fachada de 32 metros lineares. Foi um verdadeiro balé para
fazer tudo funcionar“, comenta. Observe a solução de fechamento adotada pelo
arquiteto que conferiu identidade à construção. Ele usou madeira Biriba (espécie
nativa brasileira), encaixada, pintada de preto, em algumas fachadas e no teto do
gazebo.
prima é madeira maciça trabalhada como se fosse moldável, tornando a peça um
elemento de destaque com sua estrutura curvilínea.Ondas e gabião
No amplo Living Integrado, a arquiteta Aline Fagundes Rosar apostou em um layout
para valorizar a circulação e a entrada de luz natural. Para compor com o cenário, duas
escolhas nos chamaram a atenção: o bufe Trilha, da designer catarinense Larissa
Diegoli, com um ripado em madeira maciça que camufla as portas e traz movimento à
peça; e o aparador cuja base é um gabião, inspirado justamente nos muros de
contenção no cenário da Serra Catarinense, como explica a arquiteta. A ideia foi
contrapor a delicadeza do tampo com a rusticidade da base. Todos os móveis soltos são fornecidos pela Moad Home. Materialidade
O projeto do VK Arquitetos para a Casa Essência recupera e atualiza elementos do
passado para traduzir a casa brasileira cheia de histórias. O design foi impresso no
conceito e materialidade do ambiente, com o uso de materiais de verdade como a
madeira Tauari usada de diferentes maneiras, a granilha, o couro dos estofados, a
vegetação e o piso original em pedra São Tomé, a mesma do tampo da mesa de
centro Tiles, de Arthur Casas. Coroando o espaço, a poltrona Jangada, criada em 1965, por
Jean Gillon, e considerada um ícone do período moderno. O mobiliário foi garimpado na Figo Casa.
Você não irá passar indiferente a uma bicicleta inserida em alguns ambientes da CASACOR, que tem chamado a atenção pelo design e material utilizado. A peça é um produto de luxo resultado da startup Andicrose Wooden Bikes que une engenharia e design na criação de bicicletas artesanais em madeira Jatobá certificada. O atelier tem espaço próprio dentro do Centro Tecnológico UniSatc, em Santa Catarina, um ambiente onde são realizadas pesquisas e desenvolvimento de engenharia para que cada bicicleta seja produzida, em média, em três meses. Toda bicicleta carrega o nome de seu proprietário e o número de série de fabricação.