Sommelier de Vinhos de Santa Catarina, Bruno Margulhano, participará como finalista do concurso “O Melhor Sommelier de Vinhos do Alentejo do Brasil 2023”, em Portugal.

Este ano, um Sommelier de Vinhos de Santa Catarina, Bruno Margulhano, participará como finalista do concurso “O Melhor Sommelier de Vinhos do Alentejo do Brasil 2023”, que ocorrerá no próximo mês de novembro em Portugal.

Neste campeonato, da qual o Bruno Margulhano concorrerá com mais outros seis experientes Sommeliers Brasileiros, sua preparação para a final, busca o protagonismo para o Estado de Santa Catarina.

Conforme ele mesmo menciona: “geralmente as atenções do mercado do vinho ficam voltadas para o eixo São Paulo-Rio de Janeiro. Meu objetivo por meio do concurso é trazer Santa Catarina para evidência, já que contamos com excelentes profissionais no Estado. De alguma forma, participar de um concurso desta envergadura na Europa “manda uma mensagem” clara para o mercado de que temos excelentes profissionais do vinho em nosso Estado, além de consumidores interessados em conhecer melhor os vinhos alentejanos.”

Quando perguntado porque os vinhos da região do Alentejo, ele responde:

Antes de mais nada, o Brasil possui uma ligação estreita com Portugal por toda nossa história. Está em nossa língua, em nossa música, em nossa literatura e também em nossa cultura gastronômica, e o vinho tem sido o “fio vermelho” que nos conecta a tudo isso. A região do Alentejo ocupa hoje a posição de vinho europeu mais consumido no Brasil.

O que faz o vinho do Alentejo ser tão bom?

Seu terroir heterogêneo. O Alentejo é a maior região de Portugal e cheia de contrastes. Possui uma costa para o Atlântico, uma ampla planície, assim como as serras de São Mamede e D´Ossa. Solos com afloramentos de xisto, mármore, calcário, barro e argila. Uma região com métodos de vinificação que mesclam tradição e modernidade. Sem falar das castas autóctones, características marcantes de Portugal. Os vinhos são generosos, elegantes e conseguem ser sedutores ao mesmo tempo em que apresentam muita finesse. Soma-se a isso a hospitalidade de seu povo, sua história, seu enoturismo. Destaco que, desde 2008, Portugal é um dos principais destinos para o mercado de luxo.

No que consiste o concurso? 

O concurso consiste em testar os conhecimentos aprofundados da região do Alentejo para um Sommelier. Ter expertise sobre clima, solo, método e tradição de vinificação e tudo aquilo que envolve a produção de vinhos daquele lugar. Soma-se a isso o serviço do vinho, com todo seu protocolo, o que exige destreza e muito atenção do profissional que será observado atentamente por uma junta de juízes que avaliarão o desempenho do Sommelier. O concurso ocorre uma vez ao ano em todo Brasil e o ganhador se torna o embaixador da maior região vitivinícola portuguesa em nosso país.

Bruno Margulhano é Sommelier Profissional de Vinhos, trabalha na Florence Vinhos como consultor comercial de Vinícolas e Importadoras em Santa Catarina.

Instagram: @bmargulhano

Compartilhe:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Anúncio

Colunistas