Empreendimento da ABF Vaccaro vence na categoria “Inovação em Projeto Residencial” e reforça a tendência de morar com propósito, sofisticação e identidade sensorial
O Brasil acaba de conquistar um espaço de destaque no cenário internacional da arquitetura e do design. O empreendimento Malbec Malbec, desenvolvido pela catarinense ABF Vaccaro e com projeto arquitetônico no escritório de arquitetura FGMF, foi o grande vencedor do LOOP Design Awards 2025 na categoria Inovação em Projeto Residencial, uma das mais disputadas e prestigiadas da premiação global. A edição deste ano teve mais de 550 projetos inscritos de 49 países diferentes.
A premiação simboliza não apenas o reconhecimento estético e funcional do projeto, mas também a validação da filosofia boutique da incorporadora catarinense, que aposta em uma moradia com alma: exclusiva, sofisticada e carregada de significado.
Inspirado no universo do vinho e em toda a simbologia que ele carrega — tempo, celebração, sensorialidade e memória — o Malbec Malbec é mais do que um endereço nobre na Praia Brava, em Itajaí (SC). Ele propõe um estilo único.
Seu conceito central, “a vida em grande estilo” guia as decisões do projeto, desde a arquitetura autoral assinada pelo premiado escritório FGMF Arquitetos, até os espaços sociais pensados para experiências autênticas, como o wine bar, rooftop com vista para o mar, e uma cava subterrânea para degustações privadas.
“O vinho, assim como o lar, envolve tempo e experiência. É um convite ao convívio, à introspecção e à celebração. Por isso, nos inspiramos nesse universo para criar algo que fosse além do imóvel, algo que fosse vivido”, explica o sócio-diretor da ABF Vaccaro, Ari Bellini Filho.

Avaliação internacional e destaque pela originalidade
O LOOP Design Awards é reconhecido por reunir um júri internacional formado por arquitetos, designers, fotógrafos e críticos de diversas nacionalidades. Na categoria “Inovação em Projeto Residencial”, os jurados avaliaram propostas com base em critérios como originalidade conceitual, estética, funcionalidade e impacto no modo de viver.
O Malbec Malbec se destacou pela capacidade de traduzir a temática do vinho em uma linguagem arquitetônica coesa e sofisticada, criando espaços que celebram não apenas o morar, mas também o experienciar.
Rodrigo Marcondes Ferraz, sócio da FGMF Arquitetos, explica que a presença do vinho no Malbec Malbec vai muito além da inspiração estética. Ela se desdobra em parcerias exclusivas, como a assinatura vitalícia com a vinícola argentina Bodega Sottano, responsável pela curadoria dos rótulos da La Cava — a adega privativa no subsolo — e por selar a autenticidade do projeto com arquitetura contemporânea.
“O paisagismo, criado pela Inflorescência e seus profissionais conceituados da área, traz a atmosfera dos vinhedos de Mendoza para o litoral catarinense, com espécies e volumetrias que evocam o cenário dos campos de uva. Já os espaços comuns, como o rooftop e o wine bar, foram desenhados para promover encontros, celebrações e contemplação, reforçando a simbologia do vinho como catalisador de experiências”, destaca.
Diferenciais que definem um novo padrão
Além da temática sensorial, o Malbec Malbec inova ao integrar tecnologia, sustentabilidade e bem-estar em um mesmo projeto. Entre os destaques estão a arquitetura contemporânea autoral e uso de materiais nobres em paleta neutra; a localização no charmoso canto Sul da Praia Brava, a integração à natureza; a automação residencial; e espaços silenciosos e contemplativos, que estimulam a conexão com o entorno.

“Esses elementos, aliados ao storytelling poderoso em torno do vinho, posicionam o empreendimento como uma referência não apenas no Brasil, mas em um mercado global cada vez mais orientado por conceitos de lifestyle”, completa Rodrigo Marcondes.
Selo brasileiro no mapa do design global
Para a ABF Vaccaro, a conquista no LOOP Design Awards representa mais do que um prêmio. É a confirmação, em escala mundial, de que é possível desenvolver empreendimentos com propósito, que unam estética, funcionalidade e emoção.
“Esse reconhecimento internacional reforça nossa crença de que o verdadeiro luxo está na experiência. Morar deve ser uma extensão do que se é e do que se ama e o Malbec Malbec traduz isso com autenticidade”, afirma o sócio-diretor da empresa.
Sobre a ABF Vaccaro
A ABF Vaccaro é o resultado da expertise de duas empresas com propósito de construir projetos únicos, de diferentes perfis, com foco em empreendimentos boutique de alto padrão e design autoral. O DNA da empresa está na personalização e na originalidade como diferenciais de seus projetos pé na areia, em harmonia à natureza exuberante de Itajaí e Balneário Camboriú. Nos planos futuros, estão três novos empreendimentos no Estaleiro (endereço desejado de Balneário Camboriú) e outro em desenvolvimento na Praia Brava.